Urgência e Emergência
O Hospital Regional do Oeste possui equipe médica altamente treinada e especializada de plantão 24 horas para atender todos os tipos de situações de emergência.
A estrutura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral segue todos os padrões internacionais, com equipamentos de alta tecnologia e leitos reservados, garantindo humanização e conforto aos pacientes.
Protocolo de Manchester
O atendimento de emergências segue o protocolo de classificação de risco Manchester, que assegura o apoio médico de acordo com o nível de gravidade. Essa classificação serve para identificar a demanda e seu grau de risco, organizar o fluxo dos pacientes da melhor forma e reduzir o tempo de espera.
O protocolo Manchester conta com cinco níveis de urgência, caracterizado por cores e tempo de atendimento.
Vermelho: comprometimento das vias aéreas, choque, respiração inadequada, convulsão ou hemorragia externa grave. Emergência, com atendimento imediato.
Laranja: dor intensa, vômito com sangue, evacuação de sangue vivo ou escurecido, febre alta, hemorragia incontrolável, dor moderada, sangramento vaginal em casos de gravidez com mais de 20 semanas. Muito urgente, o atendimento é realizado dentro de 10 minutos.
Amarelo: possível gravidez, fezes enegrecidas ou vermelhas, hemorragia incontrolável, febre alta, vômito persistente, dor moderada ou inconsciência. Urgente, o atendimento é realizado dentro de 60 minutos.
Verde: dor leve recente, vômito ou problema recente. Pouco urgente, o atendimento é realizado dentro de 120 minutos.
Azul: não se aplica em nenhuma urgência. O atendimento é realizado dentro de 240 minutos.