Transplantes
banner-sobrepor2

Transplantes

selo-referencia

O Hospital Regional do Oeste é credenciado no Sistema Nacional de Transplante desde 2012, sendo referência em Alta Complexidade na área de Transplante e Captação de Tecido Ocular.

O Hospital Regional do Oeste realiza todos os procedimentos, desde retirada, preservação, armazenamento, distribuição e o transplante.

 

Central de Captação de Órgãos

A Central de Captação de Órgãos tem o objetivo de divulgar os benefícios dos transplantes, conscientizando a população, orientar e apoiar o sistema de captação de órgãos e tecidos.

Também realiza a supervisão constante de todos os processos, desde a identificação do doador, incluindo a retirada de órgãos e/ou tecidos, a entrega do corpo do doador à família e responsabilizar-se pela guarda e conservação e encaminhamento dos órgãos e tecidos conforme orientação da respectiva CNCDO.

 

Banco de Tecido Ocular do HRO

O Banco de Olhos ou Banco de Tecidos Oculares – BTOC conta com instalações físicas, equipamentos, técnicas e recursos humanos de qualidade, por isso é referência de alta complexidade na região.

Realiza a busca de doadores, entrevista familiar, obtenção do termo de consentimento livre e esclarecimento da doação, triagem clínica e laboratorial de doadores, retirada, identificação, transporte para o BTOC, avaliação, preservação, armazenamento e disponibilização de tecidos oculares de procedência humana para fins terapêuticos, de pesquisa, ensino ou treinamento.

Visando garantir a qualidade e segurança nas etapas deste processo, o HRO realiza a atualização e treinamento periódico dos profissionais envolvidos, bem como a orientação aos profissionais das equipes captadoras da área de abrangência do BTOC.

NEWSLETTER HRO

Fique por dentro de todas as novidades do HRO!