Realizada com sucesso primeira cirurgia cardíaca no Hospital Regional do Oeste
banner-sobrepor2
07.07.2021

Realizada com sucesso primeira cirurgia cardíaca no Hospital Regional do Oeste

Um verdadeiro trabalho em equipe. É assim que se pode definir como os mais de 20 profissionais do Hospital Regional do Oeste (HRO) entre médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, secretários e administrativos se uniram para fazer um sonho se tornar realidade: a primeira cirurgia cardíaca realizada na instituição. 

O paciente foi um senhor de 62 anos, morador da cidade de Concórdia, que procurou seu cardiologista naquela cidade no mês de abril relatando estar com dores no peito. Foi encaminhado ao HRO para realizar a investigação com a equipe de cardiologia, onde ao realizar um cateterismo cardíaco foi constatado estreitamentos nas três principais artérias coronárias que levam sangue para o coração: a chamada Doença Arterial Coronariana, a principal causa de óbito no mundo. 

Utilizando as melhores práticas médicas, um time do coração entrou em campo. O caso foi discutido entre a equipe médica que indicou a Cirurgia de Revascularização do Miocárdio, conhecida como “cirurgia de ponte de safena”. Era a oportunidade certa para iniciar esta nova especialidade no hospital: a cirurgia cardíaca.

A cirurgia foi realizada com sucesso na última semana de junho e o paciente recebeu alta cinco dias após o procedimento com plena recuperação, explica o Dr. Guilherme Bernardi – cardiologista intervencionista e médico responsável pelo paciente. O procedimento foi realizado pelo Dr. Leonardo Lacava Lopes, cirurgião cardíaco.

A cardiologia, juntamente com toda a medicina, vem evoluindo ao longo dos anos e os procedimentos diagnósticos e terapêuticos ficam cada vez mais seguros e eficazes. O Hospital Regional do Oeste, referência em várias especialidades, agora amplia sua assistência na cardiologia com a visão de se tornar uma referência nesta especialidade. 

A cardiologia do HRO é formada pelas equipes clínicas com cardiologistas e intensivistas, pela hemodinâmica com procedimentos de cateterismo, angioplastias e tratamento de arritmias, além da equipe cirúrgica com cirurgiões cardíacos e anestesistas especializados. Atende pacientes particulares e os convênios credenciados ao hospital.

O Hospital Regional do Oeste (HRO) é administrado pela Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), entidade filantrópica que ainda administra o Hospital da Criança Augusta Müller Bohner (HC), em Chapecó, e o Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS), em Coronel Freitas.