HRO realiza primeiro encontro com pacientes Laringectomizados
banner-sobrepor2
16.09.2011

HRO realiza primeiro encontro com pacientes Laringectomizados

Na última quinta-feira (15/09), um grupo de pacientes laringestomizados totais, ou seja, que retiraram totalmente a laringe, participou de um encontro no Centro de Estudos do Hospital Regional Oeste (HRO), onde receberam esclarecimentos e informações, troca experiências.
A fonoaudióloga mestre em Distúrbios da Comunicação, Luciara Giacobe Steinmetz e o médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Marco Antonio Tesseroli acompanham os trabalhos desenvolvidos com esse grupo de pessoas.

A fonoaudióloga Luciara, ressalta que a retirada total da laringe ocasiona perdas irreversíveis ao ser humano, e segundo ela, afetam as condições físicas, sociais e emocionais do paciente.

“A evidente mudança física ocasionada pela cirurgia, dificuldade de contato interpessoal e o preconceito devido à doença trazem problemas de diferentes ordens aos pacientes e seus familiares”, explicou.

Luciara destaca que a retomada das relações sociais fica limitada, principalmente pela ausência da voz. “A voz representa a identidade do indivíduo e sua perda pela retirada da laringe compromete a manifestação dos sentimentos, desejos e das características individuais”, enfatizou.

O médico Marco Tesseroli explica que o principal objetivo do grupo é reconstruir as relações com o paciente, família e grupo social. Foram convidados para fazerem parte da equipe profissional, um psicólogo, uma nutricionista, uma enfermeira, uma acadêmica do curso de nutrição , uma do curso de enfermagem e duas acadêmicas do curso de medicina da Unochapecó.