HRO inicia capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
banner-sobrepor2
22.07.2021

HRO inicia capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

O Hospital Regional do Oeste (HRO/ALVF) é um dos 13 hospitais catarinenses filiados à Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de SC (Fehoesc) a aderir à parceria firmada entre a entidade catarinense e a LGPD Nacional para adequações à Lei Geral de Proteção de Dados. O processo de capacitação por webconferência teve início no último dia 14 de julho e se estenderá pelos próximos seis meses.

A LGPD regula as atividades de tratamento de dados pessoais. No caso das organizações hospitalares elas deverão deixar claro quais são os motivos da coleta dos dados dos pacientes, por meio de quem e quando as informações poderão ser usadas, além de delimitar a possibilidade de acesso aos dados. As instituições que não se adequarem poderão sofrer sanções a partir de agosto deste ano. Além dos dados digitais, a legislação também inclui os analógicos utilizados ainda por alguns hospitais.

A ALVF criou um Comitê Interinstitucional da LGPD, presidido pelo assessor jurídico da instituição, Paulo Gilberto Zandavalli Wincker. Integram ainda o colegiado Vania Maria Lovera, Marcos Antônio Neres, Cassio Michelon, Tania Maria Tacca Zunkowski, Jandir Miguel Thomas, Juciele dos Santos, Rodrigo Alberto Bortolozzo, Maiara da Campo e Alcebíades Santos.

A Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) administra o Hospital Regional do Oeste (HRO), Hospital da Criança Augusta Müller Bohner (HC), em Chapecó, e o Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS), em Coronel Freitas.