CMS faz balanço de 2022 na última reunião do ano
banner-sobrepor2
09.12.2022

CMS faz balanço de 2022 na última reunião do ano

As ações do Conselho Municipal de Saúde (CMS) desenvolvidas em 2022 serão apresentadas na última reunião do ano do Conselho, programada para às 15h da próxima segunda-feira, 12 de dezembro, na Sala Agostinho Duarte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

De acordo com o representante do Hospital Regional do Oeste (HRO-ALVF) no Conselho, Idinei Adão Franceschi, em reforço ao convite do presidente do Conselho Municipal de Saúde, empresário André João Telocken, o balanço incluirá uma retrospectiva das atividades deste ano, importante para a comunidade: “Convidamos autoridades e lideranças com o objetivo de estimular a sociedade a participar e a se engajar nas ações do Conselho”.

Para os conselheiros, é necessário que “a sociedade entenda a importância da saúde pública e suas repercussões. E que as pessoas compreendam o papel que o Conselho Municipal de Saúde desempenha em favor da população de Chapecó”.

Entre as atribuições do CMS está a formulação, controle e planejamento da execução da política de saúde no município como instância deliberativa e de acompanhamento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Desempenha papel fiscalizador e consultivo e inclui nos seus objetivos a possibilidade de sugerir critérios e atuar na formação de estratégias quanto ao controle da política de saúde e seus aspectos financeiros que são fiscalizados mediante o acompanhamento da execução orçamentária. Também atua para divulgar e possibilitar o amplo conhecimento de informações referentes ao SUS.

É composto paritariamente por 28 conselheiros titulares e 28 suplentes, 50% representantes de usuários, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de prestadores de serviços e governo.