Ação solidária: Udesc Oeste doa seis bovinos para o HRO
banner-sobrepor2
02.06.2021

Ação solidária: Udesc Oeste doa seis bovinos para o HRO

O Hospital Regional do Oeste (HRO) foi uma das instituições beneficiadas pela ação solidária promovida pela Udesc Oeste. Dia 20 de maio o diretor-geral da Udesc Oeste, Cleuzir da Luz, acompanhado da diretora de ensino Rosana Amora Ascari e do acadêmico do 9º semestre de Zootecnia, Charles Marcon Giacomelli, esteve no HRO para a entrega do termo de doação da carne de seis dos 21 bovinos inclusos na atividade. Instituições e prefeituras de outros municípios também foram beneficiadas.

O diretor lembrou ao presidente da Diretoria Executiva, Reinaldo Fernandes Lopes, e à gerente de serviços Vânia Maria Lovera que o Oeste catarinense é um grande produtor de leite, mas um dos  principais problemas dos produtores rurais está atrelado ao aproveitamento do bezerro macho de raça leiteira para corte. Na maioria das vezes o machinho é sacrificado logo após o nascimento.

Então a Udesc Oeste, por meio da Fazenda Experimental (Feceo), desenvolveu um experimento científico com duração de 14 meses aplicando as melhores práticas de nutrição para o gado de leite e avaliando os fatores que afetam o desempenho produtivo. Esse projeto é coordenado pelo professor Dr. Aleksandro Schafer da Silva, médico veterinário, pesquisador (bolsita pq nível 1B) e diretor do Departamento de Pesquisa e Pós-graduação. 

Conforme o professor, “a ação estimulou várias outras pesquisas de iniciação científica e de mestrado que se desenvolveram em parceria com empresas. Além disso, foram gerados dados e informações importantes sobre os custos do processo de produção que são relevantes para serem oferecidos à sociedade”. 

10 toneladas de carne

No final, a doação de carne dos animais rendeu, em média, 10 toneladas. No caso do HRO, a doação será usada na alimentação de pacientes e funcionários. As prefeituras utilizarão na alimentação escolar e programas sociais.

Além da entrega, foi um momento de apresentação da nova direção da Udesc Oeste que, segundo o diretor-geral Cleuzir da Luz, é produtiva. “Estamos contentes, pois as parcerias entre universidade e prefeituras e hospitais são positivas para a sociedade porque desenvolvem ações que impulsionam o potencial de desenvolvimento regional”.

Presidente da Diretoria Executiva, Reinando Fernandes Lopes agradeceu pelas doações reiterando a importância da iniciativa que contribui significativamente para ofertar um melhor serviço a pacientes e colaboradores dos hospitais da Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF).