A importância da Fisioterapia no HRO
banner-sobrepor2
13.10.2021

A importância da Fisioterapia no HRO

E de suma importância o fisioterapeuta estar inserido na equipe multidisciplinar. Estudos mostram melhora clínica e funcional após intervenções fisioterapêuticas aplicadas nos pacientes, sendo as medidas com maior impacto, a mobilização precoce e monitoramento da ventilação mecânica e reabilitação após cirurgias cardíacas dentre outras.

O Fisioterapeuta se faz presente em vários segmentos do tratamento intensivo, tais como: atendimentos em pacientes críticos, dependentes ou não de suporte ventilatório, auxiliando na condução da oxigenioterapia, ventilação não invasiva e ventilação mecânica invasiva, desde o preparo e ajuste até a intubação com a equipe multidisciplinar, além de todo suporte durante o desmame e a extubação. As técnicas são atualizadas e com embasamento científico.

O exercício fisioterapêutico é fundamental e tem a finalidade de melhorar a funcionalidade e reduzir incapacidades. Inclui atividades que previnem complicações como: encurtamentos, perda de força muscular e deformidades osteoarticulares. No ambiente hospitalar tem como objetivo recuperar a condição clínica dos pacientes a fim de que eles possam retornar as atividades diárias com mínimo de limitações possíveis.

O Serviço de Fisioterapia próprio do HRO iniciou em maio de 2020 com a pandemia COVID-19 e logo se estendeu para as demais áreas. Conta com serviço qualificado a cargo de uma equipe de 36 colaboradores distribuídos nos setores de centro de terapia intensiva COVID, Geral Adulto; Pediátrico e Neonatal; Oncologia; Neurologia; Pronto Socorro; Ambulatório de Oncologia; Hemodinâmica; Privativo; Cirurgia Geral e Ortopédica; Sala de Recuperação; Maternidade/Berçário e Centro Obstétrico.

É desafiadora a estruturação e o compromisso com Hospital, mas estamos cada dia nos capacitando para oferecer o melhor tratamento aos nossos pacientes. Dispomos de equipamentos atualizados como cicloergometro passivo, eletroestimulação neuromuscular, CNAF (cânula nasal de alto fluxo), ventilação não invasiva portátil (BIPAP e CPAP), materiais diversos para cinesioterapia, além do ambulatório em oncologia equipado com bicicleta e esteira ergométrica de última geração, e recursos para urologia. Seguimos construindo a Fisioterapia do HRO em constante evolução e transformação, honrando nosso juramento.

Eu faço parte desta história!

Coordenação Geral de Fisioterapia HRO – Keanny Gaio

Coordenação Adjunta – Aline Herrmann.

Juro, por Deus e Minha Família, diante de Meus Mestres que me dedicarei a Fisioterapia com Honra e Dignidade,respeitando a Vida Humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica e social do ser humano; dispondo todo meu conhecimento, talento e inteligência para promoção, proteção e recuperação da saude. Repassarei meus conhecimentos sempre que se fizer necessário e agirei com humildade e honestidade.

Assim,eu juro.”